quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

De 84.8 a 81.6kg! Meta do mês alcançada!!!


Oi, gente! O texto foi escrito ontem, mas a internet estava com problema e não consegui postar.

Resolvi sair pra pesar e ir ao mercado, mas antes da saída eu ia escrever que, desde que comecei a RA, semana passada foi a mais calórica. Quarta comi omelete no almaço e jantar, sábado comi mais do que andava comendo e domingo fiz um ano de relacionamento e, pra comemorar, tive um almoço mais calórico, pizza à noite, e mousse de maracujá na sobremesa do almoço e do jantar. Nos últimos dias estou com uma TPM fortíssima e andam acontecendo situações frustrantes no trabalho. O resultado Foi que ontem fiquei me sentindo a mosca do cocô do cavalo do bandido e comi várias colheres de mousse... Até comentei com meu bem que episódios depressivos acabam com a força de vontade da gente e fazem parecer que nada vale a pena. Já estava preparada pra ter engordado mais ou menos 1kg e ia escrever isso aqui. No entanto, decidi resolver primeiro as outras questões e depois escrever.

Imaginem qual foi a minha surpresa ao pesar –onde sempre peso- e descobrir que na semana passada emagreci 1,8 kg!!!Quase caí dura... É claro que imaginei que a balança estava desregulada e fui me pesar em outra farmácia... Pois não é que deu o MESMO peso?! Não parei de pensar nisso e fiquei avaliando o que pode ter acontecido pra eu ter emagrecido mais do que tinha emagrecido desde o início da RA. Em três semanas eu havia emagrecido 1.4kg!
Então fiquei com muita vontade de escrever e pedir uma luz a vocês que são mais experientes em perder peso!

Mas, mesmo pensando que eu havia tido uma semana mais calórica, eu sabia que, na maioria das refeições, tinha continuado com uma alimentação saudável e na quantidade adequada.

Bom, minha avaliação com relação ao que aconteceu foi que:
Diminuí o consumo de proteína animal e aumentei o consumo de soja. Li, em um texto da nutricionista Fernanda Scheer, que o cálcio é um importante coadjuvante na perda de peso e que o consumo de proteína animal prejudica a absorção de cálcio pelo organismo. Talvez essa mudança tenha outras consequências que desconheço...

Voltei a tomar iogurte, que há algum tempo estava sem.

Passei a cozinhar todos os alimentos sem óleo e a consumir azeite de oliva com os legumes e verduras. O azeite de oliva é mesmo calórico e tem uma grande quantidade de gorduras, mas li, também no blog da Fernada, que o azeite, assim como abacate, castanha, possui uma função imprescindível na metabolização de gordura.

Talvez esses fatores tenham contribuído, mas fiquei surpresa de eles terem sido mais impactantes do que a maior ingestão de calorias!

Quinta faz um mês que estou fazendo RA e perdi 3.2kg!!! Fiquei muito satisfeita!

Minha meta havia sido de emagrecer 2kg por mês e pra mim o ideal é chegar aos 60kg, que pela minha estrutura óssea foi o melhor peso que já tive. Tive, durante muito tempo da vida adulta, 51 kg, o que é muito pouco pra minha altura: 1,70.

Minha meta continua sendo de 2kg por mês, porque não quero ter uma dieta muito restritiva e também não quero –e nem consigo- passar MUITA fome (porque pra mim que sou muito comilona, não tem jeito de não ficar com um pouquinho de fome), mas se emagrecer mais do que os 2kg por mês, ótimo!

Por enquanto, é isso! Meta de fevereiro ALCANÇADA!!!

Muito obrigada à Gô, Vyvy e Zá, que deixaram comentários encorajadores e mostraram que havia gente partilhando esse caminho comingo!

Posto aqui um texto da Fernada, que contribuiu demais da conta pra mudanças importantes no meu hábito alimentar.
Beijo grande!

A importância do valor nutricional
(Fernanda Scheer)

Hoje trago para vocês duas notícias que vi nesta semana, para debatermos um pouco sobre o tema.

A primeira notícia é que agora é obrigatório para as rede de fast food a informarem o valor nutricional de seus pratos aos clientes, de lanches a refeições.
E a segunda notícia é sobre a mudança de pontuação do Vigilantes do Peso: finalmente, eles resolveram considerar pontuações diferentes conforme o valor nutricional completo do alimento e não apenas as calorias.

Isso nos mostra que finalmente o governo e grandes empresas abriram os olhos para um dado muito óbvio: para perder peso, não adianta apenas fazer contagem de calorias.

Na prática clínica, ainda encontro muitos pacientes que são presos à essa crença, e tem medo de consumir alimentos saudáveis e nutritivos, que inclusive ajudariam na sua perda de peso, por acharem seu valor calórico alto.

Infelizmente muitas vezes esse paciente fica preso nessa teoria e não consegue aplicar a dieta corretamente e acaba não tendo sucesso no tratamento.
Mas, felizmente, com muita explicação e paciencia, muitos também quebram esse mito e conseguem compreender que o valor nutricional de um alimento é muito mais importante do que o seu valor calórico total, e tem resultados rapidos e satisfatórios.

A maioria das pessoas que tem sobrepeso estão na verdade DESNUTRIDAS, e esta falta de nutrientes é o que não permite ao metabolismo funcionar adequadamente. Quando uma pessoa assim resolve fazer uma dieta restritiva em calorias, não está resolvendo em nada seu problema, pelo contrário, está caminhando mais ainda na direção de um estado de carências.

Vamos pensar por exemplo nas gorduras saudáveis, importantíssimas para a perda de peso, entre outras coisas. Ainda há muito medo em consumir alimentos como oleaginosas, abacate, azeites...
Esses alimentos porém, possuem nutrientes imprescindíveis para a metabolização de grodura, além de saciarem bastante, outro ponto positivo na perda de peso.

Outro erro comum de quem conta calorias é o consumo exagerado de alimentos industrializados e/ou diet e light, que são cheios de "antes": conservantes, acidulantes, corantes, emulsificantes....
Isso tudo não é alimento, é QUÍMICA. As suas células não absorvem química, portanto todo esse acúmulo fica acumulando na sua corrente sanguínea como TOXINA. E assim chega ao fígado, um acumulado de toxina.

Agora pense, o fígado ao invés de estar tranquilo para fazer o seu trabalho- metabolizar a gordura- está ocupadíssimo dando conta de tanta toxina de alimento light... Conlusão: você acumula gordura.

Isso sem contar que não podemos fechar os olhos ao fato de que alimentos com o mesmo valor calórico, são reconhecidos de forma diferente pelo organismo (os que contém mais fibras e proteínas por exemplo, demoram mais tempo para ser digeridos), o que aumenta a sensação de saciedade.

4 comentários:

lepo disse...

Olha, no meu gráfico de emagrecimento de quando eu emagreci 23 quilos a perda era sempre uma semana sim, outra não. Não importando como era meu "desempenho alimentar"

O que eu tenho impressão é que o emagrecimento real não se dá em uma semana, e sim num período maior. Porque de repente se emagrece mais do que nos outros períodos... Meio como caminhão ajeitando a carga ehehehe.

Ah, mas isso é empírico, e não tenho a menor idéia dos porquês.

Beijão

disse...

Ebaaaa, paranbéns pela meta alcançada!! Não precisa agradecer, pois o esforço foi todo seu. Continue firme que os resultados sempre vêm. Quanto àquela oscilação que vc mencionou, é normal. Tem semanas que a gente faz tudo certo e o peso não deslancha e até sobe. Em outras com maior aporte calórico, acaba acontecendo o contrário. Eu acredito que os resultados de uma ação não vem imediatamente em seguida, pois o corpo precisa de tempo prá se ajustar. No seu caso, não pode ficar empolgada e manter o ritmo na alta de calorias, pois daqui a pouco isso vai refletir negativamente no peso. Isso é o que eu penso.
Bjs e ótima semana prá vc.

disse...

Ihhh, Gê, faz 8 anos que saí de São Paulo - Capital e já perdi a referência de quase tudo por aí. Até porque eu geralmente frequentava os salões próximos de onde trabalhava, ainda que não fossem tão bons. Espero que consiga se achar.
Bjs e obrigada pelo carinho, viu?

vyvytex disse...

Oi Gê! Que legal! Parabéns pela meta alcançada! Mas é como as meninas falaram: tem hora que emagrecemos assim, "do nada", e tem semana que, apesar de estar "tudo certo", a balança não desce... vai entender! Acho que nosso corpo demora um pouco pra se ajustar e se acostumar ao novo patamar, sei lá... Enfim, como a Zá disse, continua firme, não empolga com as besteiras calóricas não, senão, logo logo o corpo sente, qndo menos esperar! bjos