sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Construindo dias mais leves...


Tenho vivido a Reeducação Alimentar há 12 dias e já “escrevi” mentalmente várias introduções pra um possível blog. Nenhuma delas começava assim! Rs.

Quando decidi, efetivamente, emagrecer; eu estava pensando em dieta e não em RA, mas resolvi ler sobre o assunto e foi então que cogitei: “Será que tem blog de gente contando as próprias experiências de emagrecimento?!!” . Escrevi no google “emagrecimento” e encontrei alguns blogs; uns foram me levando a outros e nesse percurso descobri blogs que me ajudaram muito! Encontrei informações importantes, como a diferença entre dieta e RA, o que é a dieta dos pontos, alimentos que contribuem para um emagrecimento saudável e efetivo etc. Pretendo compartilhar esses aprendizados aqui.

Encontrei, também, gente que vivencia cotidianamente as alegrias e dificuldades de trilhar um caminho em busca de um objetivo comum ao meu. Ler blogs sobre emagrecimento e Reeducação Alimentar tem sido muito importante para o meu envolvimento com o processo.

Há 7 anos comecei a engordar; até então eu havia sido sempre a “Olívia palito” da escola. Aos 20 anos tive de tomar alguns remédios e, a partir de então, meu organismo mudou a maneira de funcionar. Se antes eu ficava ansiosa e não conseguia comer nada, depois dos remédios eu queria compensar toda a ansiedade comendo “coisas gostosas”. Aliás, essa passou a ser uma das frases mais ditas por mim: “que vontade de comer alguma coisa gostosa!” e comecei, também, a dizer que comida era a melhor coisa da vida. Meu namorado da época dizia: “Nossa, meu bem, você anda com uns papos de gordo!!” Hahaha.

Discurso também é ação, não é?! Pois fui engordando, engordando e hoje estou à beira da obesidade. Já quis fazer dieta outras vezes e até procurei uma nutricionista; mas nunca me envolvi tanto com o processo como agora. É certo que nunca estive tão acima do peso e com tantas dores na coluna, mas também nunca estive tão obstinada. Minhas dietas não duravam nem uma semana.

Há alguns meses tenho percebido em mim um aumento ainda maior de peso, uma barriga de grávida (situação em que não me encontro) , as curvas escondidas por gorduras, um cansaço crescente, dores na coluna, mas eu apenas pensava: “Preciso começar uma dieta!” e continuava comendo. Segunda-feira da semana passada eu me vi no espelho e fiquei triste, mas triste mesmo, e, depois de mais de um ano sem pesar, resolvi encarar a balança. O fato é que eu não esperava estar com o peso mostrado, imaginava uns 10 kg a menos, acreditam?! Pois estava com 85 kg.

Depois do impacto causado pela minha imagem no espelho e pelo peso mostrado na balança, eu quis muito desafiar a minha falta de credibilidade em mim e construir outro hábito alimentar, ainda que isso nunca tivesse funcionado comigo.

A boa notícia é que eu tenho conseguido e tenho me surpreendido com as minhas possibilidades de ser. Conseguir algo que eu julgava quase impossível tem mobilizado tantas crenças em mim, tem contribuído pra que eu questione verdades que eu formulei sobre as minhas possibilidades...Acredito que a questão nunca seja "só" emagrecer... Me supreender comigo mesma tem sido uma alegria que supera as dificuldades da Reeducação Alimentar.

Quero, por meio do blog, compartilhar as experimentações de novas possibilidades de ser.
Quero companhia nesse caminho tão interessante das experimentações por dias mais leves!

Quem venham as conquistas e tombos!

“De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar.

Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro.”

Fernando Sabino, em “O encontro marcado”.

Em tempo: Zá e Gordinha da Silva, muito obrigada!

5 comentários:

disse...

Nossa, Gê! Fiquei imensamente tocada pelo que vc escreveu lá no meu blog. Eu é que agradeço o reconhecimento e a confiança que depositou no que escrevi, a ponto de tomar uma das mais difíceis decisões que uma pessoa pode tomar: mudar!
Espero que seu blog a ajude nessa fase e que seu processo seja suave e duradouro. Ainda que eu não esteja no mesmo momento, pode ter certeza de que vou torcer muito para que vc alcance seus objetivo.
Bjs.
Zá.

vyvytex disse...

Oi Gê! É muito bom encontrar alguém que esteja passando pela mesma luta que a gente! Pois é, acompanho a Zá e a Gô há um tempão, mas nesses caminhos da vida elas deslancharam e eu fiquei pra trás na RA. Como vc, fui comendo e dizendo que precisava emagrecer, porém não parava de comer, pq tudo era gostoso. Até que olhei pro espelho de verdade e minha saúde gritou: "olha que vou te largar, hein!" Então... vamos juntas nessa!

lepo disse...

Olha, muito obrigada pelo carinho. O blog é bom porque é onde a gente deixa tudo que pode ajudar ou atrapalhar. Você vai adorar!

Parabéns pela sua atitude. E parabéns por estar indo tão bem até agora! Você passou pelo mais difícil, a primeira semana.

Mil beijos,

Anônimo disse...

Olá...
Que bom que te achei por í, em meio a tantos blogs. Gosto de ver pessoas mudando, começando algo novo e melhor. Se reeducar leva tempo, a vida toda, mas é bom, com o tempo a gente pega gosto pela coisa e deixa de ser uma balofa gulosa para ser magra e independente, da comida e de tudo!
Se você emagrecer tenha orgulho disso, se engordar corra atrás do prejuízo e se a balança parar no ponto faça algo pra melhorar. É só querer, independente de génetica ou destino, mas com muita força de vontade.

Beijos, vida light heim!

vyvytex disse...

Oi Gê! Kd vc, que nunca mais apareceu? Volta logo, moça! Bjos