segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Estaria sempre começando e era preciso continuar...

"Eu quase que nada sei, mas desconfio de muita coisa..."


Esses dias de RA têm sido tão intensos, de tantos embates (entre mim e mim), de tantas reflexões, que não me parecem apenas 15 dias.

Esse sábado foi difícil, mas importante. Eu estava há quase duas semanas com uma alimentação muito diferente da que estava acostumada. Os legumes, verduras, frutas não eram coadjuvantes na minha alimentação... Eles simplesmente não entravam em cena!

Pois então que tirei os carboidratos do almoço e do jantar e comecei a comer legumes, frutas, leite desnatado, iogurte, pão integral em pequena quantidade, etc. e estava deixando de incluir, vezenquando, os alimentos que eu estava acostumada e considerava gostosos... Gente, sábado não deu pra eu ir num aniversário de criança que eu tinha planejado... (E eu já tinha me fantasiado na companhia dos docinhos, salgados, feito criança que fica com boca toda lambuzada de chocolate...) e isso se somou a questões complicadas que eu tenho vivido.

Pronto, eu dei uma surtada... Não foi um barraaaaco, foi uma surtadinha... Hehehe

Foi estranha a sensação de PRECISAR comer alguma coisa mais consistente... Foi como se meu organismo estivesse com uma crise de abstinência... Chorei, fiquei tão triste! Terrívi! No domingo decidi acordar, sacudir a poeira, fazer um tratado filosófico sobre restrições radicais e comer pizza! Hahaha

Foi aí que comecei a rever a RA que estava construindo... Tudo bem que no período de emagrecimento temos de gastar mais calorias do que consumimos, mas pra esse período se estender ele não pode ser só de sacrifícios... Tem de conter prazeres! Percebi que pra mim, por enquanto, tem de ser de uma maneira que eu considere também prazerosa...

Fiquei satisfeita porque eu soube diferenciar algumas situações... Na quarta, por exemplo, eu passei em frente a uma barriquinha de pastel... Era um pastel grande, sequinho eu fiquei com taaanta vontade de comer! Mas pensei que ainda era cedo na RA, que eu não tinha planejado e que o pastel me traria uma alegria momentânea, enquanto manter a RA me manteria em uma alegria mais duradoura, a de cumprir o meu propósito que me era muito claro: emagrecer com saúde. Pensei bastante depois desse episódio do pastel... E me vieram pensamentos do tipo: “Nossa, entregue-se também aos imprevistos, às situações não planejadas, aos sobressaltos... Uma vida regrada e calculada assim não faz sentido”. Então, que me conhecendo até onde conheço, pensei: “Pra mim, que não sou disciplinada, a disciplina é o que de mais ousado posso experimentar... Dissociar vontade de ação é o que de mais imprevisível eu posso escolher, porque sempre fui muito impulsiva.”

Mas sei que esse episódio do pastel foi diferente do episódio da pizza, porque comer a pizza não foi um impulso... Foi uma decisão de incluir no meu cotidiano alimentos que considero saborosos e que são importantes pra esse meu fôlego de continuar com a RA... Não vou incluir alimentos calóricos sempre e em grandes quantidades e não pretendo, de maneira alguma, abandonar os hábitos saudáveis que tenho construído. Hoje fiz a sopa dos Vigilantes do peso e achei uma delícia! Tinha vagem, cenoura, repolho, tomate... Alimentos pros quais eu torcia a cara toda!

Quero conhecer melhor a dieta dos pontos que os Vigilantes seguem e verificar as minhas possibilidades de incluir uns chocolatinhos, um pedacim de bolo, às vezes uma pizzasinha, né?! Hehehe

Talvez isso possa parecer óbvio pra muitas pessoas, mas pra mim foi mais um aprendizado com a RA.

Ah, deixo a receita da sopa dos vigilantes:
(Dizem que tem zero pontos)

Ingredientes:
1/2 xícara de cebola cortada
2 dentes de alho socados
2/3 xícara de cenoura cortada
1 cubo de caldo de galinha
1 l de agua fervente
1/2 xicara de repolho verde cortado
1/2 xícara de vagem cortada
1 C.S. de extrato de tomate
manjericão, orégano, pimenta-do-reio e sal a gosto

Preparo:
Numa panela gde, cozinhe levemente a cebola, o alho e a cenoura num pouco de caldo dissolvido. Acrescente os demais ingredientes e o caldo restante. Cozinhe ateh os legumes amaciarem. Se desejar, bata uma parte da sopa no liquidificador para engrossar.

Obrigada pelos comentários, Zá e Vyvy! Que coisa boa ter gente partilhando comigo!

Beijos com um pouquinho mais de carboidratos!

4 comentários:

disse...

É Gê, essa é a fase dos questionamentos se todo esse esforço vale a pena. Vale sim, acredite. E enquanto não atinge suas primeiras metas, seja bem rigorosa consigo mesma. Esse é o momento do "não, não e pronto". Eu costumava dizer que primeiro eu tinha que queimar as pzzas e bombons que tinha consumido antes e que tinham feito eu engordar e que só depois disso é que me permitiria comer outros. Consegui ficar nessa "negociação" até mais ou menos o oitavo mês de controle e só então voltei à jantar fora, tomar um pouco de vinho. Foi nessa época que meu ritmo no emagrecimento declinou e daí até chegar ao peso ideal foi uma verdadeira tortura, pois não progredia no emagrecimento e já não conseguia mais me afastar dos "prêmios^por bom comportamento.
Enfim, são escolhas que a gente tem que fazer, ainda que role muita lágrima pelo caminho.
Isso foi só um depoimento, tá, não quer dizer que o que se passou comigo, pode vir a acontecer com vc.
Bjs e siga firme.
PS: Legal que gostaram do iogurte, aqui nunca falta.

lepo disse...

Eu acredito que é bom construir já sua nova vida. Claro que estipular um tempo para "dar um gas" vai só te fazer muito feliz e confiante.

Mas, pensar numa vida inteira sem prazeres gastronômicos, pelo menos pra mim, é fora da realidade.

Na verdade, acho que o principal pra você agora, é descobrir que verduras, legumes e todas essas "comidas saudáveis" podem ser tão gostosas quanto uma pizza. Bom, eu tenho vontade de salada de alface as vezes....

Muito obrigada pelo seu carinho. Eu sempre me surpreendo quando meus arquivos ajudam as pessoas. Vai chegar uma hora que você também vai ter um arquivo bem recheado! Eu tenho certeza.

Mil beijos,

lepo disse...

cade o siga-me?

lepo disse...

Adivinha quem é sua primeira seguidora????